PMI quer acabar com retornos na BR-458, em frente à Usiminas e Bretas

Agentes de trânsito fazem levantamento de fluxo de veículos na BR-458. Fotos: Igor Reis

Na tarde desta quarta-feira (8) circularam informações, pelas redes sociais, dizendo que os agentes de trânsito de Ipatinga estariam multando os motoristas na Avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458, no Centro. O Vale do Aço Notícias esteve no local e constatou que os agentes estavam fazendo um levantamento de fluxo de trânsito, para a Prefeitura Municipal de Ipatinga (PMI), e não aplicando multas. Porém, segundo um dos servidores, há a intenção de, futuramente, acabar com os retornos naqueles locais.

Os agentes estavam posicionado em frente ao retorno próximo ao Bretas e também no retorno, que liga a BR-458 ao Centro da cidade, em frente à Usiminas, fazendo anotações da quantidade de veículos.

Quando indagado pela reportagem, um dos agentes disse o seguinte: “nós não estamos multando os motoristas. Estamos fazendo um levantamento do fluxo de veículos nesses locais, pois há a possibilidade de fechar estes retornos”, disse um dos servidores.

O Vale do Aço Notícias entrou em contato com o secretário adjunto da pasta de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Eduardo Villani, que confirmou que os agentes não estavam multando os motoristas, mas sim fazendo levantamentos. Porém o mesmo não passou mais detalhes. “Se o agente de trânsito se estiver multando na BR-458, a multa não tem validade. Eles estão lá a serviço do Detra (Departamento de Transporte e Trânsito) fazendo levantamentos estatísticos para saber o volume de veículos nas vias”, explicou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Ipatinga disse que os agentes estão fazendo levantamento no trânsito, mas não informou mais detalhes. “Os servidores estão realizando um estudo que faz parte de um planejamento desenvolvido pela Prefeitura de Ipatinga visando à modernização da mobilidade urbana na cidade”, constava a nota.